Siga-nos
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades.
Image Alt

Blog

   consultoria em excel    A nova era de análise de dados
Exemplo painel Power BI

A nova era de análise de dados

A análise de dados é um dos assuntos mais quentes da atualidade. Grandes líderes e gestores já se deram conta disso há algum tempo e perceberam que, para se destacarem no mundo dos negócios, eles precisam tirar vantagem dos seus dados, transformando-os em conhecimento. Para isso, recorrem à tecnologia da informação para buscar compreensão das possibilidades de atuação e traçar os caminhos que vão levar aos seus objetivos. É neste momento que o poder de análise se torna fundamental para interpretar milhões de linhas de registros de fontes diferentes e entender o seu potencial.

Possuindo recursos para planejar, transformar, analisar e criar visualizações gráficas de resultados e indicadores, as empresas conseguem entender o desempenho e tomar decisões melhores. Se os gestores tiverem as informações corretas no momento certo, poderão melhorar os resultados do negócio, melhorando a experiência do cliente, aumentar a eficácia do marketing, aumentar a receita e a lucratividade, e administrar melhor suas cadeias de suprimento e processos produtivos.

O perfil de Analista mudou. Ferramentas muito poderosas já estão disponíveis no seu próprio computador. Saiba aproveitar este momento!

A evolução das ferramentas de Business Intelligence

Em consonância com este momento, as ferramentas de inteligência de negócios (ou ferramentas de BI, como o Power BI) evoluíram drasticamente e caminham a passos largos ao encontro das necessidades destes gestores, muitas vezes superando as suas expectativas em termos de usabilidade, adequabilidade e mesmo de custo.

É nítida a preocupação das empresas fornecedoras de soluções de BI em prover soluções mais adequada às necessidades atuais das empresas. Antigamente, as médias e grandes empresas tinham uma área de BI que conduziam as análises de forma direcionada à diretoria à que pertenciam. As ferramentas de BI eram caríssimas e as consultorias de BI cobravam uma pequena fortuna para implementar as aplicações e capacitar alguns funcionários.

Este elitismo acabou quando a Microsoft lançou o Power BI e assim disseminou a análise de dados para todas as áreas. A partir de então, traduzir e transformar os dados de forma que possam gerar conhecimento importante para os tomadores de decisão, e deles se valer para avaliar os processos internos e internos do negócio, se tornou atribuição de qualquer analista de qualquer área. Esta jogada genial da Microsoft chacoalhou o mercado de BI e permitiu à Microsoft ser líder isolada no mercado, conforme a análise do Gartner Group.

Uma solução, um novo desafio

Esta democratização das análises também gerou um novo desafio: capacitar os analistas a desenvolverem seu conhecimento sobre técnicas de análises e transformação de dados. Extrair e integrar dados de múltiplas fontes, analisar dados contextualizados, trabalhar com hipóteses, procurar relações de causa-e-efeito e transformar os registros em informação relevante passou a ser pré-requisito para o analista de informações. Conceitos com ETL, medidas, dimensões, chave primária, chave estrangeira, tabela fato, tabela dimensão, entre outros, passou a incorporar o vocabulário destes profissionais que passaram a lidar com grandes massas de dados.

Para muitos, esta evolução é natural e coerente com suas ambições profissionais. Para outros, é um grande desafio e precisa ser conduzido de forma estruturada, com capacitação adequada e muito empenho.

Para suportar as demandas atuais, muitas empresas recorrem neste momento às empresas de consultoria em Excel e Power BI para criar as soluções de negócio que vão elevar seu patamar de gestão para níveis superiores. À medida que o processo de gestão amadurece, os profissionais passam a acompanhar e fazer parte desta mudança. O importante é evoluir sempre e entregar os resultados com a maior eficiência possível, atento às mudanças que o mercado oferece.