Siga-nos
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades.
Image Alt

Blog

   sistema de gestão    Como o Excel pode melhorar a lucratividade por meio de dashboards que oferecem insights para o processo de decisão

Como o Excel pode melhorar a lucratividade por meio de dashboards que oferecem insights para o processo de decisão

Como todos sabemos, o Excel pode ser usado para criar dashboards (painéis) que fornecem insights e visualização de dados em tempo real, o que pode ajudar a melhorar a lucratividade ao informar os processos de tomada de decisão.

Um dashboard é uma ferramenta que exibe indicadores-chave de desempenho (KPIs) e outros dados importantes em um formato visualmente atraente e fácil de entender.

Ao usar um dashboard, é possível ver de forma rápida e fácil o desempenho de sua empresa e identificar todas as áreas que podem estar contribuindo para a diminuição ou aumento da lucratividade.

Algumas das maneiras pelas quais os dashboards do Excel podem melhorar a lucratividade incluem:

Identificação de tendências e padrões: os dashboards podem ajudá-lo a identificar tendências e padrões em seus dados financeiros, o que pode fornecer informações valiosas sobre o desempenho de seus negócios. Por exemplo, você pode ver que as vendas estão aumentando em uma determinada região ou que a satisfação do cliente está diminuindo, o que pode informar sua tomada de decisão e ajudá-lo a tomar medidas corretivas. Geralmente, gráficos de barras ou linhas são usados para evidenciar estas tendências e padrões.

Monitorando os principais indicadores de desempenho: monitorar os principais indicadores de desempenho (KPIs), como receita, despesas e margens de lucro, são outra forma dos dashboards ajudá-lo. Isso pode permitir que você veja o desempenho de sua empresa em relação às suas metas e identifique quaisquer áreas que possam estar afetando negativamente a lucratividade. Calcular KPIs com o Excel a partir da leitura de dados do negócio é atividade comum em qualquer empresa.

Acompanhamento do progresso: os dashboards podem ajudá-lo também a acompanhar o progresso em relação a metas ou objetivos específicos, como aumentar a receita ou reduzir despesas. Geralmente as planilhas são estruturadas com dados orçados e realizados, e o Excel permite a comparação deles por meio de fórmulas. Ao ver seu progresso ao longo do tempo, você pode ajustar sua estratégia e tomar medidas para melhorar a lucratividade.

Fornecimento de dados em tempo real: por fim, os dashboards podem fornecer dados em tempo real, o que significa que você pode ver o desempenho de sua empresa em tempo real. Com a utilização do Power Query, recurso nativo do Excel, esta atividade ficou muito mais fácil. Isso pode ajudá-lo a tomar decisões mais informadas e oportunas, pois você tem acesso às informações mais atualizadas.

No geral, os dashboards do Excel podem fornecer informações valiosas e ajudá-lo a tomar decisões mais sustentadas que podem melhorar a lucratividade.