Siga-nos
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades.
Image Alt

Blog

   consultoria empresarial    consultoria    Equipe DATA-DRIVEN: como criar uma equipe orientada a dados e conduzir processos de decisão (parte 1)

Equipe DATA-DRIVEN: como criar uma equipe orientada a dados e conduzir processos de decisão (parte 1)

Durante o dia-a-dia no seu trabalho você tem que tomar muitas decisões. Mesmo a sua equipe, em escala equivalente, também precisa tomar dezenas de decisões para que os processos fluam corretamente. Como você e todas as equipes estão tomando estas decisões? Num ambiente ideal, você irá querer que todos estejam usando DADOS para moldar estas decisões críticas em todas as vezes que há uma escolha a ser feita. Ao invés de buscar soluções de forma arbitrária ou empiricamente, você pode usar dados para ajudar a orientar as interações com seus clientes, criando processos mais eficientes que terão maior capacidade de direcionar aos objetivos estratégicos. No mundo analítico de hoje, ter uma equipe orientada a dados pode ser a diferença entre um negócio ágil e de sucesso ou engessado e fadado ao fracasso.

Conhecer ferramentas capacita tecnicamente conduzir processos de análise e gestão de dados. Mas dominar conceitualmente os temas e estar rodeado por pessoas capacitadas é fundamental para que as soluções de Business Intelligence e automatização de relatórios atendam os seus objetivos. Nesta primeira parte do artigo exploramos este assunto!

 

Por que usar dados?

Seu negócio gera uma grande quantidade de dados a cada dia. Você pode estar realizando pesquisas de clientes para saber mais sobre o que eles realmente desejam, observando os comportamentos de compras de clientes online e pessoalmente, e até mesmo desenvolvendo insights de pesquisa de terceiros. Todos esses dados podem estar sendo desprezados ou então percorrer um longo caminho para moldar o comportamento do seu negócio para melhor atender os seus clientes e aprofundar a sua compreensão do que eles realmente precisam e querem de sua empresa.

Coletar e usar os dados certos, ou seja, dados que incluem uma amostra representativa de sua população e que foram coletados eficientemente, com correlação e análise de causa, e indexados com outras informações de mercado, pode ajudar a responder a uma série de questões-chave do negócio. A análise efetiva dos dados ajudará você a melhorar a satisfação do cliente, responder perguntas e ajudar a aumentar seu retorno sobre o investimento em marketing, criação de produtos e muito mais. Uma equipe orientada a dados também analisa os resultados para determinar o sucesso, a falha e como ajudar a moldar decisões futuras de forma mais eficaz.

Como criar uma equipe orientada a dados

Para explorar adequadamente o universo dos dados, analisar a sua qualidade e obter os tão esperados insights, um dos mais importantes fatores que impactam as iniciativas das empresas em tirar o máximo proveito de seus dados é a pura falta de talento analítico, tanto para cima quanto para baixo do organograma.

Para criar uma equipe efetiva e orientada a dados, você precisa que cada funcionário vista a cultura da empresa e entenda melhor seus objetivos na empresa. Já que você chegou até aqui, e realmente quer criar uma equipe orientada a dados dentro de sua empresa, essas etapas ajudarão.

  • Comece com os funcionários certos
  • Defina suas medições
  • Defina os objetivos de cada um na empresa
  • Dê acesso a todos
  • Dê o poder à sua equipe
  • Aja sobre os dados

Não perca a continuação do artigo na próxima publicação, onde estas etapas são explicadas com mais detalhes.

Somos especialistas na criação de ferramentas de sistemas de gestão e Business Intelligence com Power BI, e podemos colocar toda nossa expertise na área a favor da sua empresa. Entre em contato.