Equipe DATA-DRIVEN: como criar uma equipe orientada a dados e conduzir processos de decisão (parte 2)
Nesta parte complementar vamos discutir as etapas seguintes do processo de criação de uma equipe orientada a dados e alguns obstáculos comuns para as empresas que decidiram trilhar este caminho.
Etapa dois: definir suas medições
É importante definir as medições e os termos que você está usando, não importa se você está falando sobre uma estratégia de marketing ou analisando a demanda de seus produtos para o próximo ciclo de planejamento da estratégia. Sua equipe precisa estar alinhada sobre:
Que informações estão sendo coletadas?
Como as informações estão sendo analisadas?
Quais indicadores de desempenho estão sendo usados para avaliar o sucesso e o fracasso?
Como é que as informações que foram coletadas atualmente impactam as decisões da empresa, e qual o impacto nas decisões a serem tomadas no futuro?
Você vai querer ter certeza de que você está falando uma linguagem comum em toda a sua empresa. Certifique-se de definir quaisquer termos que os funcionários podem não entender de forma simples, eficaz e facilmente digestível que irá ajudá-los a interagir melhor e entender os dados.
Etapa três: definir os objetivos de cada um na empresa
Todos os dados do mundo são inúteis, a menos que você saiba como moldar as decisões tomadas pela sua empresa como um todo. Idealmente, você deseja definir as metas de toda a empresa e metas específicas para cada departamento ou seção da empresa. Como os objetivos da sua empresa se alinham com os dados que você coletou? Como os dados podem ajudar a mudar as prioridades ou tomar decisões que ajudarão a atingir esses objetivos?
Definindo-os claramente, é possível trazer toda a empresa para a mesma página com seus esforços de tomada de decisão, e isso significa menos concorrência entre os departamentos. Soa como uma estratégia ganha-ganha para todos!
Passo quatro: dar acesso a todos
A transparência dos dados é uma parte crítica da criação de uma equipe orientada a dados que é capaz de interagir efetivamente com os dados que foram coletados. Em muitas empresas, isso pode não ser a resposta instintiva à coleta de dados. Muitas vezes, a informação é armazenada, ao invés de ser compartilhada livremente. Se você quiser uma equipe orientada a dados dentro de uma cultura que se baseia em dados para tomar decisões importantes, é absolutamente crítico que cada funcionário seja capaz de acessar esses dados conforme necessário. Essa abertura torna mais fácil para os funcionários verificarem os dados, relacioná-los com os objetivos da empresa e melhorar a compreensão de todo o processo.
Claro, há partes de seus dados que devem ser reservados para funcionários de nível “C” ou superior, mas os dados que são necessários para tomar decisões para sua equipe devem estar disponíveis para eles. Se você não está dando-lhes esse acesso, eles não podem efetivamente fazer o seu trabalho.
Passo cinco: dê o poder da equipe
Quando você cria uma cultura orientada a dados, todos na equipe se tornam um analista de dados. Às vezes, a Direção precisa reforçar o embasamento de análises e decisões suportadas por dados, evitando ou ao menos reduzindo o uso de “feelings”, “achismos” ou outras inferências sem relevância ou descontextualizadas. Na sociedade de informação impulsionada de hoje, no entanto, é possível que qualquer membro da equipe consiga fazer uma correlação ou ter um insight que outra pessoa poderia ter perdido, especialmente se você estiver coletando e analisando grandes quantidades de dados em uma base regular. Também é importante que cada membro da equipe se sinta igualmente valorizado, a fim de criar uma cultura da empresa de inovação e progresso moldado pelo poder dos dados. Se você quiser engajar cada membro da equipe, eles precisam se sentir como se suas contribuições são valorizadas e seus esforços são apreciados.
Passo seis: agir sobre os dados
Isso parece óbvio, mas para muitas empresas, não é. Muitas empresas estão coletando e até mesmo analisando dados, mas quando chega a hora de tomar decisões que irão moldar o futuro da empresa, eles não estão agindo sobre ele! Se você quiser uma equipe orientada a dados, você deve criar uma cultura que atua nos dados que foram coletados. Se é óbvio que uma estratégia em particular não está funcionando, ela deve ser interrompida para que o esforço possa ser gasto em algo com melhores resultados. Se seus clientes estão pedindo rotineiramente um recurso específico, produto ou serviço, sua empresa deve tomar as medidas para dar a eles. Quando você age sobre os dados que você coletou, você naturalmente alimenta uma cultura que é moldada por dados.
Superando obstáculos
À medida que você tomar as medidas para se tornar uma equipe orientada a dados, existem vários obstáculos que podem ficar em seu caminho. Preparando-se para eles antes do tempo irá ajudá-lo a evitar esses obstáculos e criar um sistema mais bem sucedido para a sua empresa. Estes obstáculos podem incluir:
- Prestando atenção demais aos dados passados. As necessidades e preferências do cliente mudam todos os dias. Você quer ter certeza de que sua empresa está reagindo aos dados atuais e novas métricas, e não a dados desatualizados.
- Coletando muito dados. Se as métricas que você está lendo não ajudam a alcançar seus objetivos, elas são um ruído inútil e, pior ainda, uma distração.
- Dados distorcidos. É muito fácil tentar usar dados para dar suporte a seus insights e planos existentes, especialmente se você souber como manipular observações e resultados. Em vez disso, certifique-se de que sua equipe estuda os dados como eles são e o que realmente querem dizer. Os preconceitos precisam ser completamente removidos (ou tanto quanto possível), a fim de realmente obter insights precisos. Se você estiver usando seus dados para tentar provar seu ponto, você provavelmente está interpretando mal ou manipulando o verdadeiro significado dos dados.
Criar uma equipe sólida e orientada a dados pode ter impactos de longo alcance para o seu negócio. Ao desenvolver uma compreensão mais profunda de como os dados podem ajudar a impactar suas decisões de negócios, você pode criar uma estratégia de negócios mais eficaz que irá ajudá-lo a alcançar uma ampla gama de clientes e tomar melhores decisões em toda a empresa.
Adaptado de:
https://www.cyfe.com/blog/transforming-business-data-driven-team/
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