Principais diferenças entre Excel e Google Planilhas (Google Sheets)
Aqui temos uma dúvida comum entre usuários iniciantes. Excel e Google Sheets são aplicativos de planilhas que podem ser usados para armazenar, organizar e analisar dados. Mas não tenha dúvidas: o Excel é a melhor e mais completa solução de mercado para planilhas eletrônicas. Como mais e mais usuários acabam entrando no universo das planilhas Excel por meio do seu concorrente, é importante conhecer algumas diferenças entre os dois, vamos ver aqui as principais delas.
Plataforma: o Excel é um aplicativo de desktop que faz parte do pacote Microsoft Office, enquanto o Google Sheets é um aplicativo web e mobile baseado em nuvem que faz parte do Google Workspace (anteriormente conhecido como G Suite). Isso significa que o Excel, na maioria das vezes, está instalado no seu computador, enquanto o Google Sheets é acessado por meio de um navegador da web. O Excel também pode ser instalado em plataforma Mac e tem suas versões web (que roda no navegador) e mobile (que é um App instalado no seu celular).
Compatibilidade de arquivos: o Excel usa o formato de arquivo “.xlsx”, enquanto o Google Sheets usa o formato de arquivo “.gsheet”. Embora ambos os aplicativos possam abrir e salvar arquivos no formato do outro, pode haver alguns problemas de formatação ou compatibilidade ao fazer isso. Geralmente um arquivo mais sofisticado, com mais recursos nativos de determinada ferramenta, não vai rodar adequadamente na outro programa.
Colaboração: as planilhas do Google possuem ferramentas de colaboração integradas que permitem que vários usuários acessem e editem o mesmo documento simultaneamente. O Excel até bem pouco tempo não possuía recursos de colaboração, mas recentemente se equiparou praticamente no mesmo nível que o Google Sheets.
Funcionalidade: Tanto o Excel quanto o Google Sheets possuem uma ampla gama de funções e recursos para organizar e analisar dados. No entanto, o Excel tem funcionalidades e recursos mais avançados, especialmente para análises financeiras e estatísticas complexas. Neste quesito, não há comparação, o Excel é muito superior.
Preço: o Excel faz parte do pacote Microsoft Office, que está disponível como compra única ou por assinatura, sendo este último muito interessante tanto para Microsoft (que retém usuários com pagamentos constantes) quanto para o usuário, que obtém atualizações constantes das ferramentas. O Google Sheets faz parte do pacote Google Workspace, disponível apenas por assinatura, e também oferece ferramentas adicionais além do Google Sheets.